Como Iniciou

Buscando a sistematização de uma política de saúde para o servidor público, foi publicado o Decreto nº. 6.833, de 29 de abril de 2009, que instituiu, no âmbito do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (SIASS), integrante do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC).

Para o atendimento desta política foi previsto no SIASS a criação de Unidades de Referência, de modo a otimizar os recursos orçamentários e propiciar o uso racional dos materiais, equipamentos, força de trabalho, imóveis e instalações.

Em cada estado, as unidades de atendimento ao servidores, estariam disponíveis a prestar os serviços de:

1) Perícia Oficial em Saúde;

2) Vigilância em Saúde;

3) Promoção à Saúde.

A criação das unidades do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal se dá através da assinatura de Acordos de Cooperação Técnica.

A vigência do Acordo é de 24 meses, podendo ser prorrogado mediante assinatura de Termo Aditivo. Durante a sua vigência cada unidade do SIASS deverá ter um gestor responsável pela coordenação geral dos trabalhos das respectivas equipes técnicas.

Desta forma, surgiu a Unidade SIASS/UFSC/Florianópolis-SC, que foi inaugurada em 23 de outubro de 2010, juntamente com a Unidade SIASS/INSS/SC.

A unidade SIASS/UFSC/Florianópolis-SC, está localizada no Campus Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, Bairro Trindade, Florianópolis/SC.

O  SIASS UFSC foi o 44º a ser instalado no país.